Jump to content
The World News Media

A bioética entre as convicções do doente e o avanço científico, na área da medicina transfusional


I want see you in paradise

Recommended Posts

  • Member

A bioética entre as convicções do doente e o avanço científico, na área da medicina transfusional

O sangue motivou sempre um fascínio particular no ser humano desde as civilizações mais antigas até à sociedade moderna. Mas foi apenas no princípio do século XX que a prática da transfusão sanguínea se iniciou, tendo sido alvo de uma rápida evolução científica. 
Ligada a uma forte vertente sociocultural e cada vez mais dependente de complexas exigências técnicas e legais, a transfusão sanguínea faz atualmente parte da prática clínica, sendo impensável prescindir da sua utilização num número considerável de situações, como á o caso de grandes cirurgias e traumas, entre outras. Mas se para uns uma transfusão pode salvar uma vida, para outros ela pode fazer perder a alma. 
È assim que pensam as Testemunhas de Jeová, que como é do conhecimento geral recusam a administração de componentes sanguíneos. Por este motivo os profissionais de saúde enfrentam por vezes verdadeiros dilemas éticos, resultantes de conflitos entre os princípios hipocráticos da beneficência e da não maleficência e o respeito pelo moderno princípio da autonomia do doente. Este trabalho centraliza-se nos problemas bioéticos e técnicos que os profissionais de saúde enfrentam no caso de doentes que recusam transfusões, mesmo em situações que podem ter um desfecho fatal. 

OBJECTIVOS 
O primeiro objectivo deste trabalho é analisar e discutir o conflito entre os princípios hipocráticos da beneficência e da não maleficência aos quais os médicos devem obedecer, e o respeito pela autonomia do doente, que deve ser previamente informado sobre as consequências das suas decisões. 
O segundo objectivo deste trabalho é perceber como os profissionais de saúde resolvem este conflito do ponto de vista ético, e também que soluções técnicas encontram. 
O terceiro objectivo deste trabalho consiste em discutir as possíveis alternativas para a transfusão sanguínea, as suas vantagens e inconvenientes. Por outras palavras será possível realizar uma medicina ou cirurgia sem sangue? 

METODOLOGIA 
Com a intenção de responder a estas questões realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando palavras-chave centradas na área da bioética e das alternativas à transfusão. Foram também utilizados dois questionários, sendo um dirigido a cirurgiões, anestesistas e especialistas de Imuno-hemoterapia. O outro destinou-se à população em geral. Ambos os questionários tiveram a intenção de perceber como estas situações são sentidas pelos profissionais de saúde e pela população em geral, e como são hierarquizados os princípios éticos. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO 
A análise das respostas obtidas através dos questionários aplicados aos profissionais de saúde, revelou uma dificuldade nítida em escalonar os princípios éticos em conflito nesta matéria. 
Contudo, a partir das respostas obtidas podemos concluir que o respeito pela autonomia do doente tem a primazia e deve ser respeitado, apesar de alguns médicos fazerem uso da sua autonomia e recusarem tratar doentes nestas condições. 
Para a população em geral questionada, 50% considerou que não existe sequer qualquer conflito ético associado a este assunto. 
A análise das respostas em ambos os questionários evidencia a necessidade de mais estudos e sobretudo debates públicos nesta matéria pouco discutida abertamente. No que diz respeito às alternativas técnicas (farmacológicas e clínicas), uma vez que não existe ainda um substituto completo para o sangue, verifica-se que o verdadeiro desafio reside na criação de equipas multidisciplinares que aceitem respeitar medidas, que no seu todo visem diminuir os problemas resultantes da hemorragia, tendo sempre em consideração as desvantagens destas alternativas.

http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2364

 

Link to comment
Share on other sites


  • Views 283
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Popular Days





×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.