Jump to content
The World News Media

O Tetragrama (YHWH) na SeptuagintaHu


I want see you in paradise

Recommended Posts

  • Member
O Tetragrama (YHWH) na Septuaginta
 
(Esse é um estudo bíblicolongo composto de inúmeras partes complementares devido a sua importância. Caso você tenha chegado ao nosso blog por meio dessa página, sugerimos que acompanhe nosso estudo dentro do seu contexto, começando com: O Nome Divino - YHWH)


TETRAGRAMA, SEPTUAGINTA, LXX, JEOVÁ, JAVÉ, NOME DE DEUS, ESTUDO BIBLICOS, TEOLOGICOS

§ 4.b. O Tetragrama na Septuaginta.


Por muito tempo se acreditava que o Tetragrama [?????? YHWH “Iavé”] não constava em exemplares da Septuaginta. Acreditavamos que os tradutores da LXX haviam seguido o costume que se desenvolveu entre os judeus de substituir Yahweh por Adonay durante a leitura da Tanakh. Por isso, alguns argumentavam que, quando os escritores do Novo Testamento citaram as Antigo Testamento, eles não devem ter usado o Nome Divino nos seus escritos.

Entretanto, uma série de descobertas feitas ao longo dos últimos cem anos revelou que o nome de Deus constava na Septuaginta. O desejo de preservar intacto o nome sagrado de Deus era tão grande que, ao traduzir a Bíblia hebraica para o grego, os judeus helenístas copiavam as próprias letras do Tetragrama no meio do texto grego.

O fragmento de papiro encontrado em Oxirrinco, no Egito, que recebeu o número 3522, data do primeiro século EC. Ele mede aproximadamente 7 por 10,5 centímetros, e contém um trecho de Jó 42:11, 12. O Tetragrama, está em caracteres do hebraico antigo.

Assim, será que o Nome Divino realmente aparecia nas primeiras cópias do Novo Testamento? No Journal of Biblical Literature (Periódico de Literatura Bíblica), George Howard [1], professor-adjunto de religião na Universidade da Geórgia, escreveu: 

 
“Visto que o Tetragrama ainda era escrito nos exemplares da Bíblia grega, que compunha as Escrituras da primitiva igreja, é razoável crer que os escritores do N.T, ao citarem a Escritura, preservaram o Tetragrama dentro do texto bíblico.” — 1977, Volume 96, N.° 1, página 77.

Com esse mesmo pensamento, a Wikipédia diz:
 
“A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados em fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH' é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27). Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus. Foi devido a isto, a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.”

O Dr. Paul E. Kahle escreve: 
 
“Sabemos agora que o texto grego da Bíblia [a Septuaginta], no que tange a ter sido escrito por judeus para judeus, não traduziu o nome Divino por kyrios[Senhor], mas o Tetragrama escrito com letras hebraicas ou gregas foi retido em tais MSS [manuscritos].” — The Cairo Geniza, páginas 222, 224.

Então, porque as cópias da LXX e do N.T foram alteradas posteriormente? Será que o uso do nome de Deus causaria problemas para o cristianismo ortodoxo? Bem, considere o que aconteceu quando o nome foi removido. Depois do primeiro século, copistas “cristãos” substituíram o nome de Deus por palavras tais como “Deus” e “Senhor”, tanto na Septuaginta como no N.T. Segundo o professor Howard, isto provavelmente contribuiu para o tumulto pelo qual a cristianismo passou nos anos posteriores: 
 
“Pode ser que a remoção do Tetragrama tenha contribuído significativamente para posteriores debates cristológicos e trinitários que assolou a igreja dos primitivos séculos cristãos.”

É de interesse também notar que o Nome Divino, na forma do Tetragrama, também aparece na Septuaginta Hexapla, de seis colunas, de Orígenes, concluída em cerca de 245 EC. Comentando o Salmo 2:2, Orígenes escreveu a respeito da Septuaginta: 
 
“Nos manuscritos mais exatos, O NOME aparece em caracteres hebraicos, embora não nos [caracteres] hebraicos modernos, mas sim nos mais antigos.”

Áquila escreveu o nome de Deus em hebraico no seu texto grego já mesmo no segundo século. 

A evidência mostra-se conclusiva de que a Septuaginta foi alterada bem cedo, Kýrios (Senhor) e Theós(Deus) sendo usados como substitutos para o Tetragrama. Visto que os primitivos cristãos usavam manuscritos que continham o nome divino, não se pode supor que seguiram a tradição judaica de evitar pronunciar “O NOME” durante seu ministério. Sem dúvida, podiam testemunhar em favor do nome de ?????? diretamente da Septuaginta grega.

Aparentemente por volta do primeiro século, a maioria dos judeus não mais usava o revelado nome de Deus. Contudo, há manuscritos que provam que os cristãos primitivos que usavam a tradução Septuaginta grega das Escrituras Hebraicas podiam ver o Tetragrama hebraico usado no texto grego. Como disse George Howard, professor de religião e de hebraico: 

 
“Quando a Septuaginta que a igreja do Novo Testamento usava e citava continha a forma hebraica do nome divino, os escritores do Novo Testamento sem dúvida incluíam o Tetragrama em suas citações. Mas, quando a forma hebraica para o nome divino foi [mais tarde] eliminada em favor de substitutos em grego na Septuaginta, foi também eliminada das citações da Septuaginta no Novo Testamento.”

Assim, o professor Howard argumenta que os cristãos do primeiro século certamente entendiam com clareza textos como Mateus 22:44, onde Jesus citou as Escrituras Hebraicas para seus inimigos. Howard diz: 
 
“A igreja do primeiro século provavelmente lia: ‘YHWH disse a meu Senhor’”, em vez de a versão posterior: “‘O Senhor disse a meu Senhor’ . . . que é tanto ambígua como imprecisa.” — Salmo 110:1.

Em harmonia com essa afirmação, R. B. Girdlestone, posterior colaborador do Wycliffe Hall, Oxford, disse: 
 
“Assim nosso Senhor, quando citou Salmos 110:1, ao invés de dizer: “O Senhor disse ao meu Senhor,” deve ter dito: “Jeová disso a Adoni.”

O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento (Volume 2, página 512, em inglês), diz: 
 
“Descobertas textuais recentes lançam dúvida sobre a idéia de que os compiladores da LXX [Septuaginta] traduziram o Tetragrama YHWH por kyrios. Os mais antigos MSS LXX (fragmentos) agora disponíveis trazem o Tetragrama escrito em caracteres hebraico no texto grego. Este costume foi continuado por posteriores tradutores judaicos do A[ntigo] T[estamento] nos primeiros séculos A.D.”

Uma revista bíblica declara: 
 
“Nos manuscritos [Gregos] pré-cristãos do A.T., o nome divino não era vertido por 'kyrios' como tem sido muitas vezes pensado. Normalmente, o Tetragrama foi escrito em aramaico ou em letras do paleo-hebraico... . Em um momento posterior, 'theos' [Deus] e 'kyrios' substituíram o Tetragrama. . . Há boas razões para acreditar que um padrão semelhante evoluiu no NT, ou seja, o nome divino foi originalmente escrito N.T nas citações do, e alusões ao A.T., mas no decorrer do tempo ele foi trocado por substitutos.” - New Testament Abstracts, Março 1977, p. 306.

Wolfgang Feneberg comenta no Jesuit magazineEntschluss/Offen (April 1985): 
 
“Ele [Jesus] não ocultou o nome de seu pai YHWH de nós, mas o confiou a nós. É, de outra forma, inexplicável a razão da primeira petição da Oração do Senhor ser lida: 'Que teu nome seja santificado!... nos manuscritos pré-cristãos para judeus que falavam grego, o nome de Deus foi parafraseado com kýrios[Senhor], mas foi escrito na forma do Tetragrama em caractéres Hebraicos ou hebraico arcaico... . nós encontramos referências ao nome nos escritos dos Pais da Igreja”.

Dr. P.Kahle diz: 
 
“Nós agora sabemos que o texto da Bíblia Grega [a Septuaginta] ao ponto que foi escrita por Judeus para Judeus não traduziam o nome Divino por kyrios, mas o Tetragrama escrito com letras em Hebraico e Grego foi retido em tais MSS [manuscripts]. Foram os Cristãos que substituíram o Tetragrama por kyrios, quando o nome divino escrito nas letras hebraicas não era mais entendido”. - The Cairo Geniza, Oxford, 1959, p. 222.

O professor George Howard, num artigo publicado em Biblical Archaeology Review, de março de 1978, apresentou mais fortes argumentos em favor desta conclusão. Por exemplo, ele menciona “uma famosa passagem rabínica (Talmude Shabbat 13.5)”, que “discute o problema de destruir textos heréticos (mui provavelmente incluindo livros de cristãos judeus)”. Qual era o problema? “Os textos heréticos contêm o nome divino, e a sua destruição em massa incluiria a destruição do nome divino.”

Que Jesus usou o Nome YHWH é atestado também pela acusação judaica, feita séculos após a Sua morte, de que, se ele realizou milagres, foi “apenas porque fizera de si mesmo um mestre do ‘secreto’ nome de Deus”. — O Livro do Conhecimento Judaico (em inglês).

Confirmando ainda mais o uso cristão primitivo do Tetragrama e a perseguição feita a eles, Dr. L.H.Schiffman, menciona uma passagem do Talmude que diz: 

 
“Nós não salvamos os Evangelhos ou os livros de Minin do fogo. Eles são queimados onde eles estão, junto com o Tetragrama.”

Rabbi Yose Ha-Gelili diz: 
 
“Durante a semana alguém pode tomar os Tetragramas deles, escondê-los e queimar o resto”.

Rabbi Tarfon disse: 
 
“Que eu queime meus filhos! Se eu tiver eles em minhas mãos, eu os queiaria com todos os seus Tetragramas”.

Dr. Schiffman continua raciocinando que esse “Minin” se refere aos cristãos hebreus.

Portanto, voltando ainda ao assunto do Evangelho de Mateus, levando em consideração esse artigo como um complemento do anterior (Citações Apostólicas do NT Feitas do AT), quer Mateus, e outros escritores neotestamentários, tenham citado diretamente do texto hebraico, quer da LXX, eles devem ter escrito ?????? quando o texto hebraico dizia isso.

Não só Mateus, mas todos os escritores do Novo Testamento citaram versículos do texto hebraico ou então da Septuaginta, nos quais aparece o Nome Divino. Por exemplo, no discurso de Pedro, em At 3:22, faz-se uma citação de De 18:15, onde o Tetragrama aparece num fragmento de papiro da Septuaginta, datado como do primeiro século AEC. (Cf. O Tetragrama nas Versões Gregas) Pedro, como seguidor de Cristo, usou o nome de Deus, YHWH. Quando o discurso de Pedro foi assentado por escrito, usou-se ali o Tetragrama segundo o costume prevalecente durante o primeiro século AEC e o primeiro século EC.

Há atualmente cerca de 40 traduções vernáculas do Novo Testamento que usam uma forma comum do Tetragrama, tal como Iehova (em havaiano) e uJehova (em zulu). A Bíblia em Inglês Vivo (de Steven T. Byington, em inglês) também usa “Jeovᔠem todo o texto hebraico. Byington diz no seu Prefácio a respeito de “Jeová”: 

 
“A grafia e a pronúncia não são muito importantes. O que é muito importante é tornar claro que se trata dum nome pessoal.”


Sim, o nome da Pessoa mais enaltecida no universo é exclusivo, incomparável e sublime.

Para um exame detalhado das versões gregas mencionadas nessa seção e a ocorrência do Nome Divino dentro dos textos helenísticos, analisaremos, antes de voltar à sequência principal dos tópicos, um outro estudo complementar à este. 

__________________
Notas
[1] Alguns dizem que essas palavras de G. Howard não eram o que ele realmente queria dizer. Para isso, veja a materia complementar: Cartas de George Howard.

https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2010/04/tetragrama-yhwh-septuaginta.html

 

Link to comment
Share on other sites


  • Views 706
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic





  • Recently Browsing

    • No registered users viewing this page.
  • Popular Contributors

  • Topics

  • Posts

    • It appears to me that this is a key aspect of the 2030 initiative ideology. While the Rothschilds were indeed influential individuals who were able to sway governments, much like present-day billionaires, the true impetus for change stems from the omnipotent forces (Satan) shaping our world. In this case, there is a false God of this world. However, what drives action within a political framework? Power! What is unfolding before our eyes in today's world? The relentless struggle for power. The overwhelming tide of people rising. We cannot underestimate the direct and sinister influence of Satan in all of this. However, it is up to individuals to decide how they choose to worship God. Satanism, as a form of religion, cannot be regarded as a true religion. Consequently, just as ancient practices of child sacrifice had a place in God's world, such sacrifices would never be accepted by the True God of our universe. Despite the promising 2030 initiative for those involved, it is unfortunately disintegrating due to the actions of certain individuals in positions of authority. A recent incident serves as a glaring example, involving a conflict between peaceful Muslims and a Jewish representative that unfolded just this week. https://www.theguardian.com/world/2024/mar/11/us-delegation-saudi-arabia-kippah?ref=upstract.com Saudi Arabia was among the countries that agreed to the initiative signed by approximately 179 nations in or around 1994. However, this initiative is now being undermined by the devil himself, who is sowing discord among the delegates due to the ongoing Jewish-Hamas (Palestine) conflict. Fostering antisemitism. What kind of sacrifice does Satan accept with the death of babies and children in places like Gaza, Ukraine, and other conflicts around the world, whether in the past or present, that God wouldn't? Whatever personal experiences we may have had with well-known individuals, true Christians understand that current events were foretold long ago, and nothing can prevent them from unfolding. What we are witnessing is the result of Satan's wrath upon humanity, as was predicted. A true religion will not involve itself in the politics of this world, as it is aware of the many detrimental factors associated with such engagement. It understands the true intentions of Satan for this world and wisely chooses to stay unaffected by them.
    • This idea that Satan can put Jews in power implies that God doesn't want Jews in power. But that would also imply that God only wants "Christians" including Hitler, Biden, Pol Pot, Chiang Kai-Shek, etc. 
    • @Mic Drop, I don't buy it. I watched the movie. It has all the hallmarks of the anti-semitic tropes that began to rise precipitously on social media during the last few years - pre-current-Gaza-war. And it has similarities to the same anti-semitic tropes that began to rise in Europe in the 900's to 1100's. It was back in the 500s AD/CE that many Khazars failed to take or keep land they fought for around what's now Ukraine and southern Russia. Khazars with a view to regaining power were still being driven out into the 900's. And therefore they migrated to what's now called Eastern Europe. It's also true that many of their groups converted to Judaism after settling in Eastern Europe. It's possibly also true that they could be hired as mercenaries even after their own designs on empire had dwindled.  But I think the film takes advantage of the fact that so few historical records have ever been considered reliable by the West when it comes to these regions. So it's easy to fill the vacuum with some very old antisemitic claims, fables, rumors, etc..  The mention of Eisenhower in the movie was kind of a giveaway, too. It's like, Oh NO! The United States had a Jew in power once. How on earth could THAT have happened? Could it be . . . SATAN??" Trying to tie a connection back to Babylonian Child Sacrifice Black Magick, Secret Satanism, and Baal worship has long been a trope for those who need to think that no Jews like the Rothschilds and Eisenhowers (????) etc would not have been able to get into power in otherwise "Christian" nations without help from Satan.    Does child sacrifice actually work to gain power?? Does drinking blood? Does pedophilia??? (also mentioned in the movie) Yes, it's an evil world and many people have evil ideologies based on greed and lust and ego. But how exactly does child sacrifice or pedophilia or drinking blood produce a more powerful nation or cabal of some kind? To me that's a giveaway that the authors know that the appeal will be to people who don't really care about actual historical evidence. Also, the author(s) of the video proved that they have not done much homework, but are just trying to fill that supposed knowledge gap by grasping at old paranoid and prejudicial premises. (BTW, my mother and grandmother, in 1941 and 1942, sat next to Dwight Eisenhower's mother at an assembly of Jehovah's Witnesses. The Eisenhower family had been involved in a couple of "Christian" religions and a couple of them associated with IBSA and JWs for many years.)
  • Members

  • Recent Status Updates

  • Forum Statistics

    • Total Topics
      65.4k
    • Total Posts
      158.9k
  • Member Statistics

    • Total Members
      17,669
    • Most Online
      1,592

    Newest Member
    Miracle Pete
    Joined
×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.