Jump to content
The World News Media

José, um modelo de cristo


Baruq JW

Recommended Posts

  • Member

José, um modelo de cristo

Quando um cristão tem dúvidas sobre uma conduta a adoptar, às vezes parece apropriado fazer a seguinte pergunta: o que teria feito Cristo se estivesse em meu lugar? E muitas vezes a resposta é espontânea e, em seguida, essa pessoa toma a decisão certa. Cristo é obviamente o exemplo a seguir, mas alguém poderia objetar que Jesus sendo um homem perfeito, portanto, as coisas eram muito mais fáceis para ele.

Embora isso não seja verdade, Jesus teve a livre escolha de suas ações e poderia ter sucumbido às incessantes tentações de Satanás, outros homens justos podem servir como exemplo.

Espontaneamente, os servos de Deus que vêm à nossa mente são, sem dúvida, Jó, Abraão ou Jacó. De Jó, Deus diz que não havia ninguém igual a ele na terra. Abraão é chamado de "amigo de Deus", que é uma das maiores distinções1.

Podemos estar menos inclinados a pensar em José, o filho de Jacó que ele teve com Raquel. No entanto, vamos examinar os seguintes fatos: das sessenta e seis ou mais páginas de Gênesis encontradas em uma das edições da Tradução do Novo Mundo, cerca de vinte são dedicadas a José. Vamos colocá-lo ao lado do espaço ocupado para descrever a criação (uma página e meia) e os eventos antediluvianos (seis páginas e meia), entendemos a importância dada a este homem nas Sagradas Escrituras2.

O que torna este homem tão notável que cerca de um terço do primeiro livro da Bíblia se concentra nele?

José, um homem sem falhas

José compartilha um ponto com alguns outros personagens bíblicos: ele parece realizar apenas atos de justiça. É claro que este não é o caso, ele carregava o fardo do pecado, como todos nós, mas estes eram certamente tão benignos que nem valia a pena falar disso. Quaisquer que fossem os seus erros, eles foram eclipsados pelo excelente comportamento deles. E, no entanto, se há uma qualidade que diferencia a Bíblia de outros escritos da antiguidade, é a sua honestidade quando se trata de denunciar as falhas dos servos de Deus.

Assim, os pecados de Davi não estão ocultos. Ele era adúltero, assassino e, por causa de sua vaidade, milhares de israelitas morreram. Moisés foi, de acordo com o relato bíblico, o mais humilde dos homens, mas sua raiva uma vez lhe custou o privilégio de entrar na terra prometida. Abraão foi justo, mas quando Deus lhe disse para ir a Canaã, ele parou na terra de seus antepassados em Harã e não partiu até quinze anos depois, com a morte de seu pai. (Atos 7:1-4) Quando ocorreu uma fome em Canaã, a terra que Deus prometera e ordenou que ele ficasse, foi para o Egito. Lá, temendo por sua vida, ele foi forçado a mentir fingindo que sua esposa era sua irmã. Isso indicava falta de confiança em Jeová porque ele tinha uma promessa de que seus descendentes herdariam essa terra. Não lhe era possível perecer devido à fome ou à mão do faraó. Mas ele não aprendeu a lição, porque ele repetiu o mesmo erro mais tarde e até mesmo seu filho Isaac caiu na mesma armadilha do medo do homem, apesar do fato de que ele foi reiterado a promessa divina3. Jacó, a quem foi prometida a primogenitura, obteve-a através de um subterfúgio, fingindo ser seu irmão em vez de esperar por Deus. Ele tolerou os ídolos de sua família até que Jeová lhe pediu que fosse para Betel4. Sua passividade também lhe custou a honra de sua filha, que se acostumou a freqüentar as meninas pagãs do país em que viviam.

Parece que essa herança familiar não se espalhou para José. E, no entanto, do ponto de vista humano, ele teria tido o suficiente para ser amargo, mesmo zangado com sua própria família e até mesmo com o próprio Deus.

Com a idade de dezessete anos, seus irmãos invejosos o levam para uma caravana de mercadores que o vendem no Egito a um oficial da corte do faraó chamado Potifar. É notável que José não tenha tentado fugir, mas, pelo contrário, era tão confiável que seu mestre o nomeou em toda a sua casa. A história nos diz que o próprio Potifar foi abençoado por Jeová por causa de José e que a bênção estava sobre tudo o que ele tinha na casa e no campo. Mas José não aproveitou a situação. Às vezes ouvimos relatos de homens de confiança que afinal não eram tão dignos e que se apropriaram indevidamente de fundos de seu empregador. José, enquanto isso, era honesto e trabalhador. Ele não estava fazendo o mínimo, dizendo que, em qualquer caso, ele não seria pago mais, como podemos ouvir de alguns funcionários. E se, como nos dizem, Jeová o fez bem, é indubitavelmente porque ele confiava nele e lhe pedia sabedoria nas decisões que ele tinha que tomar.

Algum tempo depois, esse belo rapaz atraiu a atenção da esposa de seu mestre, que implorava a ele todos os dias para deitar com ela. Jeová não havia promulgado nenhuma lei até então que proibisse esse tipo de prática e, no entanto, a resposta de José foi: como eu poderia cometer essa grande maldade e realmente pecar contra Deus? Não era o que os homens que o interessavam pensavam, mas o que Deus estava pensando! Às vezes podemos dizer que não há um mandato claro na Bíblia que nos proíba de fazer isso ou aquilo. Mas se estamos em sintonia com o pensamento de Deus, mesmo na ausência da lei, saberemos o que fazer. Não queremos cometer mal e pecar contra Deus. – Gênesis 39:9

Apesar de sua posição firme, ele foi falsamente acusado de tentativa de estupro e seu mestre irritado mandou jogá-lo na cadeia. Nós ainda notamos algo interessante: qual foi a punição para os estupradores naquela época? Não prisão mas morte. Nesse caso, por que Potifar não usou seu direito de matar José, mas, pelo contrário, o entregou à prisão? Certamente por causa da confiança que José ganhou dele. Acreditamos que esse homem não conheceu sua esposa? O verso diz que acendeu-se a sua ira. Mas não nos dizem com quem ele estava zangado. Será que, incapaz de acusar publicamente sua esposa de mentiras e salvar José (assim como sua própria reputação), decidiu entregar-lo à prisão? Afinal, a prisão é melhor que a morte. Por outro lado, se José não tivesse sido um escravo fiel, levando em conta os interesses de seu senhor, ele teria salvado sua vida? O que teria acontecido se ele tivesse sido um escravo despreocupado, até desonesto e vago?

Neste momento da vida de José, podemos pensar que ele está fervendo de raiva ou sucumbindo à depressão. Aqui está um homem justo, servindo a Deus, confiando nele completamente e acabando na prisão sob uma falsa acusação! Quantos de nós teriam culpado a Deus por isso ou teríamos perdido completamente a fé ou até mesmo negado sua própria existência? Mas não José. Ele deixou-se guiar por Jeová. Ele se esforçou para tornar seu status de prisioneiro o mais útil e agradável possível, contanto que uma estadia possa ser agradável. Como recompensa, Jeová estava com José e encontrou graça aos olhos do carcereiro-chefe e ele encarregou José de todos os prisioneiros. Em suma, ele recebeu as mesmas responsabilidades de antes. Em nenhum caso ele acusou Deus de sua situação ou se ressentiu dele. – veja Jó 1:22

Outra característica que emerge da história da vida de José na prisão é sua empatia. Enquanto o o chefe dos padeiros e o chefe dos copeiros acabavam na cela, ele notou sua tristeza. É desnecessário dizer que a tristeza é obrigatória quando se subitamente é privado de sua liberdade, mas é outro tipo de pessimismo que ele observou. É óbvio que José não estava apenas cuidando das necessidades materiais dos prisioneiros, mas que estava interessado neles. Quantos guardas da prisão vão notar uma mudança de humor em um preso? Apenas alguém que por natureza está interessado em outros, uma pessoa amorosa e compassiva. Deve ter sido um bálsamo para o coração ter um cativo como José.

Mais uma vez, ele foi recompensado por sua atitude. Não agora; Ele teve que esperar dois longos anos. Mas chegou o dia em que ele foi recebido pelo faraó, que o elevou ao posto de personagem principal em seu reino, o segundo depois dele5.

Já notamos que algumas pessoas, quando são promovidas a uma posição importante dentro de uma empresa, por exemplo, mudam completamente seu comportamento? Alguns se tornam arrogantes, tirânicos e muitas vezes aproveitam a situação para fazer seus próprios interesses. Se tivéssemos que nos encontrar nesta situação, quão útil seria usar José como exemplo?

Um modelo de Cristo

José é um excelente modelo de Jesus que foi "enaltecendo a uma posição superior". Assim como o faraó lhe deu um nome glorioso e ordenou que ele fosse reconhecido como governador do Egito, assim "Deus, o Pai lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome a fim de que toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor". (Filipenses 2:9-11, Gênesis 41:43-45) José não procurou usurpar o trono de Faraó. No entanto, ele poderia ter sido tentado a fazê-lo. Talvez alguém tenha sugerido isso para você. Afinal, ele não salvou as pessoas da fome? E as pessoas são rápidas em trazer poder àqueles que as alimentam. – João 6:10-15

Considere como Deus ensinou a obediência a José. Ele era o filho favorito de Jacó e desfrutou de privilégios na casa que seus irmãos não tinham. Estes, ciumentos, se livraram dele. Para Jacob, seu filho estava morto. Foi uma humilhação para José, mas ele fez "todas as coisas sem queixas nem discussões". (Filipenses 2:14) Isso nos lembra que o próprio Cristo se humilhou na forma de um escravo e aprendeu obediência. Jesus não "não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus". – Filipenses 2:6-8

Portanto, persistamos em produzir a nossa própria salvação com temor e tremor. Pois Deus é aquele que, segundo o que lhe agrada, está agindo em nós, e lhes dá tanto o desejo como o poder de agir. continuemos fazendo todas as coisas sem queixas nem discussões, para que venhamos a ser irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus sem defeito no meio de uma geração pervertida e corrompida, no meio da qual estamos brilhando como iluminadores no mundo, mantendo-nos firmemente agarrados à palavra da vida. – Filipenses 2:12-16

–––

1 Mas temos a oportunidade de ser filhos de Deus e fazer parte de sua família. (back)

2 Dezesseis páginas relatam os atos de Abraão, oito giram em torno de Isaque e cerca de dezessete contam a história de Jacó, algumas páginas sendo comuns com seu filho. (back)

3 Isso de modo algum diminui a integridade desses homens ou a fé extraordinária que manifestaram posteriormente. Pelo contrário, isso prova que Jeová nos forma ou nos apta para fazer o melhor de nós. (back)

4 Na realidade, ele não destruiu os ídolos, mas simplesmente os enterrou. (back)

5 Pode parecer estranho que o faraó o tenha elevado a José para tal posição que ele nem o conhecia. No entanto, ao fazê-lo, o faraó libertou-se de toda a responsabilidade se as coisas tomaram um rumo errado, por exemplo, se a profecia não se realizou. Tudo cairia na cabeça de José. (back)

Artigo completo: baruq.uk/joseph_a_model_of_christ-pt.html

Link to comment
Share on other sites


  • Views 384
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Popular Days





×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.