Jump to content
The World News Media

Quem é o Anjo de Apocalipse 9?


Abel Castro

Recommended Posts

  • Member

Quem é o Anjo de Apocalipse 9?

 

 

apoc 9.jpg

 

Apoc 9:1:” …e vi uma estrela que havia caído do céu para a terra, e lhe foi dada a chave do abismo.”

O contexto nos informa que essa estrela na verdade era UM ANJO, o ANJO DO ABISMO. O que ele faz?

O contexto nos informa que quando a estrela abriu o poço do abismo, saíram gafanhotos e “lhes foi dada autoridade”(3). Essa estrela também disse que “não foi concedido aos gafanhotos que matassem”, mostrando assim a sua autoridade sobre eles.

O verso 11 nos chama muita atenção, pois diz que esses gafanhotos “tem sobre si UM REI, o ANJO DO ABISMO”.

Quem é esse ANJO e como pode ele ser REI?

Apesar do contexto deixar bem claro que a “Estrela que cai do céu “(1) é “UM REI, O ANJO do Abismo”(11), como sabemos que as estrelas podem representar a anjos?

Lemos em Jó 38:”6 Em que se encaixaram as suas bases,Ou quem assentou a sua pedra angular, 7 Quando as estrelas da manhã juntas gritavam de alegria E todos os filhos de Deus davam gritos de louvor?”

Lemos em apocalipse 12:”4 a sua cauda arrastou um terço das estrelas do céu e as lançou para baixo, para a terra…”

Lemos em Isaías 14:”13 Você disse no seu coração: ‘Subirei aos céus. Elevarei o meu trono acima das estrelas de Deus…”

Continuando…

Quem é esse ANJO?

Lembre-se que ele tem “A Chave do abismo.”(9:1)

Agora vamos a apocalipse 20:1:” Vi um anjo descer do céu com a chave do abismo e uma grande corrente na mão.”

O que esse ANJO FAZ?

Apocalipse 20:2:” Ele pegou a dragão, a serpente orginal, que é o Diabo e Satanás, e o prendeu por mil anos.”

Quem é esse Anjo?

Deixemos que ele mesmo responda.

Apocalipse 1:18:”Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.”

Lucas 8:30,31:” Jesus lhe perguntou:”qual o seu nome? Ele lhe disse:” Legião”, pois muitos demônios haviam entrado nele. E lhe suplicavam que NÃO OS MANDASSE PARA O ABISMO. ”

Além do mais Apocalipse 22:16 chama a Jesus de a “Grande ESTRELA da manhã “, contrastando-se maior e superior que as estrelas (anjos) de Jó 38:6.

Assim temos a conclusão lógica:

Premissa 1- Apocalipse 9:1 diz que uma estrela recebe a chave do abismo

Premissa 2- Estrelas representam Anjos conforme Jó 38:6,7 Apocalipse 12:4 e Isaías 14:13.

Premissa 3- Apocalipse 9:11 diz que essa estrela é Rei e um Anjo.

Premissa 4- Esse Anjo tem as chaves do abismo conforme Apocalipse 20:1

LOGO esse anjo só pode ser Jesus, pois os demônios ficaram com medo que Jesus lhes mandasse para o “Abismo” (lucas 8:30,31) e Jesus é a “Grande Estrela ” conforme diz Apocalipse 22:16.

Embora a maioria das obras de referência aplique este nome a um personagem mau ou a uma força má, todo o cenário da visão apocalíptica indica o contrário, visto que coerentemente retrata anjos sendo usados por Deus para lançar calamidades sobre os Seus inimigos.
O uso do verbo relacionado, a·pól·ly·mi, ilustra isso, como em Tiago 4:12, que diz a respeito de Deus: “Há um que é legislador e juiz, aquele que é capaz de salvar e de destruir.” (Veja Mt 10:28.) O espírito impuro que Jesus expulsou dum homem numa sinagoga em Cafarnaum reconheceu Jesus como agente de Deus e disse: “Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos?” (Mr 1:24; Lu 4:34) Jesus advertiu os opositores impenitentes entre os seus ouvintes do perigo que corriam de ser destruídos. (Lu 13:3-5; 20:16) Estes e outros textos apontam para o glorificado Cristo Jesus como o chamado por este título.

Em apocalipse 9:11 a palavra “Abadon” é usada como o nome do “anjo do abismo”. O correspondente nome grego, Apolion, significa “Destruidor”. No último século fizeram-se esforços para mostrar que este texto se aplicava profeticamente a pessoas, tais como o imperador Vespasiano, Maomé e até mesmo Napoleão, e o anjo, em geral, era encarado como “satânico”. Mas, não faria sentido se Satanás ou outro anjo mau tivesse a chave do ABISMO onde será lançado satanás por MIL anos. Note que é JESUS aquele que é descrito como podendo enviar os demônios para o abismo. (Lucas 8:31). Deve-se notar, também, que Apocalipse 20:1-3 mostra que o anjo com “a chave do abismo” é representante de Deus, vindo do céu, e, em vez de ser “satânico”, ele amarra Satanás e o lança no abismo. Comentando Apocalipse 9:11, The Interpreter’s Bible (A Bíblia do Intérprete) diz:

“Abadon, porém, não é um anjo de Satanás, mas de Deus, realizando sua obra de destruição às ordens de Deus.”

Nos textos hebraicos é evidente que ’avad·dóhn está em paralelo com o Seol e a morte. Em Apocalipse 1:18, encontramos Cristo Jesusdeclarando:

“Eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.”

Seu poder com respeito ao abismo é demonstrado em Lucas 8:31 conforme já mencionado. Que ele tem poder destrutivo, inclusive o poder de destruir Satanás, é evidente de Hebreus 2:14, que diz que Jesus participou de sangue e carne para que “pela sua morte, reduzisse a nada aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo”. Em Apocalipse 19:11-16 ele é claramente representado como o Destruidor ou Executor designado por Deus.

Outra coisa a considerar também é o fato de João ter visto a  “estrela que havia caído do céu sobre a terra.” O que significa isso?

A expressão “havia caído” pode significar que essa estrela (Anjo) deixou uma posição elevada que ocupava para assumir outra mesmo que por pouco tempo . João diz:”e vi uma estrela que HAVIA CAÍDO do céu para a terra.” Se a estrela {anjo} só tivesse vindo abrir o abismo e voltado para o céu, João teria usado a expressão “descer”, mas note que quando ele { João } vê a estrela, ela já esta aqui na terra.

Então ele abre o abismo e certamente lidera estes inativos(gafanhotos) que se trata de cristãos ungidos. Não que este cair significa q a estrela foi rebaixada ,mais que precisou permanecer fora de sua posição elevada por algum tempo. 

“Cair do céu” aqui parece ser sinônimo de “descer do céu” (Apocalipse 20:1). Descer do céu tem o sentido de “voltar atenção á”, no caso, à terra. – Note Gênesis 11:5, 7.

Sendo assim, Jesus “HAVIA CAÍDO DO céu para a Terra” no sentido de voltar sua atenção para a Terra.

Mas será Jesus um mero Anjo?

Lembra que em apocalipse 9:11 fala que esse anjo era REI?

Lemos: “têm sobre si UM REI, O ANJO DO ABISMO. ”

Pois bem, Daniel 7 mostra as marchas das potências mundias, e termina dizendo que “Alguém parecido como um filho do homem”(13) recebeu “domínio, honra e UM REINO.”

Conforme diz Mateus 26:64 e Apocalipse 14:14 esse “Filho do homem é Jesus.”

Um pouco mais a frente em Daniel capítulo 11 mostra-se a mesma profecia (cap 7), mas com mais detalhes. Ali mostra que cada rei começa a reinar quando ele ” se põe de pé ” (versos 3,7,20).

A profecia termina em Daniel 12:1 com nada mais nada Menos que MIGUEL o Arcanjo , que “se põe de pé”(começa a reinar) pelo seu povo.

Assim temos que:

Premissa 1- Daniel 7:13,14 o filho do homem começa a Reinar

Premissa 2- “por se de pé ” significa começar a reinar (Daniel 11:3,7,20)

Premissa 3- Daniel 12:1 diz que MIGUEL “se põe de pé “(começa a reinar)

Premissa 4- Apocalipse 9:11 diz que o Anjo do Abismo é um Rei.

Logo esse Anjo é Miguel o Arcanjo, ou seja, JESUS CRISTO!

 

João 8:32:”Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

https://abibliaeavidaeterna.org/2017/04/16/quem-e-o-anjo-de-apocalipse-9/

Link to comment
Share on other sites


  • Views 988
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic





×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.