Jump to content
The World News Media

Mulheres terão atendimento especial gratuito no Dia Mundial do Rim em Vitória


I want see you in paradise

Recommended Posts

  • Member

Mulheres terão atendimento especial gratuito no Dia Mundial do Rim em Vitória

Mulheres de todas as idades estão convidadas a terem atendimento gratuito no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), no dia 8 de março, para esclarecer dúvidas sobre a saúde dos rins e receber informação sobre alimentação de baixo teor de sal com professores de gastronomia.

O Dia Mundial do Rim cai este ano no Dia Internacional da Mulher, e o Hucam se uniu à campanha promovida pelas sociedades internacional e brasileira de Nefrologia.

O tema deste ano é “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, cuja ideia central é conscientizar e incentivar medidas de acesso à educação, cuidados e prevenção da saúde a todas as mulheres e jovens, enfatizando a importância de estilo de vida saudável, através de medidas como dieta adequada e atividade física regular, além de acompanhamento médico regular para detecção precoce de doenças renais crônicas.

Neste dia de campanha, profissionais de saúde do Serviço de Nefrologia do Hucam e alunos de graduação na área de saúde da UFES estarão na área vede em frente à fachada principal do hospital das 08h às 16h. Haverá distribuição de folhetos educativos, frutas, água mineral, orientação medica e nutricional, medida de pressão arterial e atividades físicas de alongamento para a população feminina. A expectativa é de atender 500 pessoas. Em uma das tendas, professores de gastronomia ensinarão receitas saudáveis ao público participante com degustação no espaço da “Cozinha Saudável: Menos sal, mais emoção”.

Já no dia 09 de março, às 10h, será realizada a palestra com o tema: “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins” com a Dra Alice Pignaton Naseri. Local: Auditório Elefante Branco. Público – alvo: alunos, internos, residentes e profissionais de saúde.

Doença renal crônica no Brasil

No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham problemas renais, mas cerca de 70% não sabem disso. De acordo com dados atuais da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), há cerca de 100 mil pacientes em terapia renal substitutiva (TRS). Os custos da TRS (diálise e transplante) no Brasil estão em torno de R$ 2 bilhões por ano, o que representa um percentual importante do orçamento da Saúde.

http://eshoje.com.br/mulheres-terao-atendimento-especial-gratuito-no-dia-mundial-do-rim-em-vitoria/

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2063013620635289&id=1874588709477782

Link to comment
Share on other sites


  • Views 425
  • Replies 2
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

  • Member

Dia Mundial do Rim 2018 promove cuidados com a saúde da mulher

O Dia Mundial do Rim de 2018 está marcado para o dia 8 de março, e como cairá no Dia Internacional da Mulher, atividades voltadas à prevenção serão oferecidas na cidade para o público feminino.

A Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento de doenças e transplantes renais, vai realizar uma semana com ações de prevenção.

A equipe da instituição estará no Pontal Norte, na quinta-feira (8), das 10h às 16h, promovendo a campanha de prevenção às doenças renais com orientação dos profissionais e serviços de saúde, como aferição de pressão.

Além disso, a médica nefrologista Dra. Elisangela Biazoto Massa, vai ministrar a palestra “Doenças Renais e as Mulheres” para os estudantes da UniSociesc, no dia 08/03 às 19 horas.

Doença renal crônica

Segundo dados divulgados pela organização do World Kidney Day, as doenças renais crônicas afetam aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo atualmente a 8ª principal causa de morte em mulheres, com cerca de 600 mil mortes por ano.

Entre os temas abordados na campanha estão a divulgação sobre os principais fatores que podem acarretar nas doenças renais e que, atingem principalmente as mulheres, como o Lúpus e as infecções urinárias (cistites). Com relação ao lúpus, acredita-se que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Além dessas doenças, outros fatores também merecem atenção das mulheres na prevenção contra as doenças renais.

“Mesmo se alimentando de forma saudável, ingerindo água regularmente e praticando atividades físicas, há fatores que aumentam a possibilidade de problemas e insuficiências renais, como o diabetes, a hipertensão e principalmente, a obesidade”, comenta a médica nefrologista Dra. Luciane Mônica Deboni.

Programação

O que: Campanha de Prevenção às Doenças Renais
Quando: 08/03 - 10h às 16h
Onde: Pontal Norte - Academia

O que: Palestra “Doenças Renais e as Mulheres”
Quando: 08/03 - 19h
Onde: UniSociesc (Rua Santa Catarina, 151 – Estados – Baln. Camboriú/SC)

https://www.pagina3.com.br/saude/2018/mar/5/1/dia-mundial-do-rim-2018-promove-cuidados-com-a-saude-da-mulher

 

Link to comment
Share on other sites

  • Member

Sessão especial vai lembrar Dia Mundial do Rim
  

Sessão foi solicitada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que é médico

O Senado vai promover uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial do Rim na próxima quinta-feira (8), às 9h. Uma iniciativa do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que é médico, a sessão tem o objetivo de chamar atenção para as doenças renais e o atendimento oferecido pela rede pública (RQS 9/2018).

O Dia Mundial do Rim, criado em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia, é uma campanha global destinada à conscientização da importância dos rins. A data é comemorada na segunda quinta-feira do mês de março. A cada ano, a campanha aborda um tema. Para 2018, será  “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, já que a data coincidiu com o Dia Internacional da Mulher.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/02/sessao-especial-vai-lembrar-dia-mundial-do-rim

Link to comment
Share on other sites





×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.