Jump to content
The World News Media

Comissão de Direitos Humanos condena processo contra as Testemunhas de Jeová na Rússia


Abel Castro

Recommended Posts

  • Member

Comissão de Direitos Humanos condena processo contra as Testemunhas de Jeová na Rússia

O presidente da Comissão de Segurança e Cooperação da Europa, conhecida como Comissão de Helsinque, senador Roger Wicker, juntamente com o representante e co-presidente da comissão, Chris Smith e o representante e comissário Richard Hudeson, condenaram o pedido de processo do governo russo para proibir as Testemunhas de Jeová de praticar sua adoração no país.

“É um erro aplicar leis falhas contra o terrorismo àqueles que querem praticar sua fé. Existem realmente ameaças de extremismo violento, mas o governo russo está se aproveitando delas para prejudicar a liberdade de religião naquele país. Isso desvia a atenção dos verdadeiros esforços para combater o terrorismo. Eu apelo que o governo russo desista do caso imediatamente", disse o presidente.

“O que está em jogo no julgamento que vai ocorrer é a legitimidade e talvez a sobrevivência das Testemunhas de Jeová. Se o Supremo Tribunal da Rússia declarar esse grupo religioso como uma organização extremista, será um mau sinal para todos os crentes e um dia triste e sombrio que vai marcar para sempre vida de todos os cidadãos russos", completou o co-presidente Smith.

Por fim, o comissário Hudson declarou: “Como forte apoiador da liberdade de religião, estou chocado com o governo russo por tratar um grupo religioso como ameaça à segurança nacional. Nunca se deve perseguir pessoas por causa da religião".

No dia 15 de março, o Ministério da Justiça da Rússia entrou com um pedido no tribunal para classificar o Centro Administrativo das Testemunhas de Jeová, do país, como um grupo extremista. Se a decisão do Supremo Tribunal for contra o Centro Administrativo, as 175 mil Testemunhas de Jeová na Rússia poderão ser processadas criminalmente por praticar sua fé.

De acordo com a Ata Final de Helsinque, assinada por todos os 57 estados participantes da Organização de Segurança e Cooperação na Europa, incluindo a Rússia, “os estados participantes reconhecerão e respeitarão a liberdade que todo indivíduo tem de pertencer e praticar, sozinho ou com outros, uma religião ou ato religioso de acordo com o que a sua consciência permite".

http://atarde.uol.com.br/mundo/noticias/1850932-comissao-de-direitos-humanos-condena-processo-contra-as-testemunhas-de-jeova-na-russia

Link to comment
Share on other sites


  • Views 2.9k
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Popular Days

Popular Posts

Comissão de Direitos Humanos condena processo contra as Testemunhas de Jeová na Rússia O presidente da Comissão de Segurança e Cooperação da Europa, conhecida como Comissão de Helsinque, senador





×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Service Confirmation Terms of Use Privacy Policy Guidelines We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.